Brasil aposta na geração de energia eólica fora da costa para consolidar transição energética

Por: Da redação
03/06/2023 - 18:25:28

Por: Redação / NC

O Brasil tem se mostrado um importante protagonista na geração de energia eólica, tanto na costa quanto em regiões terrestres, como parte de seus esforços para consolidar a transição energética. A energia eólica é uma fonte limpa e renovável, que utiliza a força dos ventos para gerar eletricidade, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a diversificação da matriz energética.

Historicamente, a maior parte dos parques eólicos no Brasil estava concentrada em regiões costeiras, principalmente no Nordeste, onde os ventos são mais favoráveis para a produção de energia. No entanto, o país está expandindo seus investimentos em energia eólica também em áreas terrestres, buscando diversificar sua capacidade de geração e ampliar a participação dessa fonte na matriz elétrica.

Essa estratégia de expansão para regiões fora da costa tem diversos benefícios. Primeiramente, permite aproveitar recursos eólicos disponíveis em áreas com bom potencial, mas distantes do litoral. Além disso, reduz os custos de instalação e operação dos parques eólicos, uma vez que a construção em terra é geralmente mais acessível do que em áreas marítimas. Essa expansão também contribui para descentralizar a geração de energia, levando benefícios econômicos e sociais para diferentes regiões do país.

O Brasil possui condições climáticas favoráveis para a produção de energia eólica, com extensas áreas terrestres com potencial para o desenvolvimento de parques eólicos. A Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) estima que o país possui um potencial eólico superior a 500 GW, o que representa mais de duas vezes a capacidade instalada atual.

Como parte de seus esforços para consolidar a transição energética, o Brasil tem promovido leilões de energia renovável, incluindo energia eólica, como forma de estimular investimentos nesse setor. Esses leilões têm atraído a participação de investidores nacionais e estrangeiros, contribuindo para o crescimento da capacidade instalada de energia eólica no país.

Em conclusão, o Brasil está apostando na geração de energia eólica fora da costa como parte de sua estratégia para consolidar a transição energética. Essa expansão para regiões terrestres visa diversificar a matriz elétrica, aproveitar o potencial eólico disponível em áreas distantes do litoral e descentralizar a geração de energia. Com condições climáticas favoráveis e um amplo potencial eólico, o país tem se consolidado como um importante player na energia eólica, contribuindo para a sustentabilidade e redução das emissões de gases de efeito estufa.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp