Falha de comunicação levou Su-27 russo a disparar contra RC-135 britânico. Por sorte o míssil teve problemas

Por: Portal Poder Aéro
04/06/2023 - 08:39:36

Por:  Guilherme Poggio

Uma falha de comunicação quase levou um caça russo a abater um avião espião britânico, dizem autoridades dos EUA em documentos de inteligência vazados recentemente. As autoridades disseram que era mais grave do que o inicialmente relatado.

Um caça russo disparou um míssil contra um avião de vigilância britânico que sobrevoava o Mar Negro em setembro do ano passado, mas o míssil teve problemas de acordo com autoridades de defesa dos EUA. O incidente foi muito mais sério do que originalmente retratado e pode ter sido considerado um ato de guerra.

De acordo com dois oficiais de defesa dos EUA, o piloto russo interpretou mal o que um operador de radar no solo estava dizendo a ele e pensou que tinha permissão para atirar. O piloto, que havia travado na aeronave britânica, disparou, mas o míssil não foi lançado corretamente.

Em outubro, o secretário de defesa da Grã-Bretanha, Ben Wallace, descreveu a situação em um briefing aos membros do Parlamento como “potencialmente perigosa” depois que o caça russo “lançou um míssil nas proximidades” da aeronave britânica. Mas um dos documentos vazados disse que o evento de 29 de setembro foi um “quase tiro”.

A Embaixada da Rússia em Washington não respondeu a um pedido de comentário.

A dança entre aeronaves de vigilância dos Estados Unidos e de outros países da OTAN e caças russos sobre o Mar Negro já dura anos, especialmente depois que a Rússia anexou ilegalmente a Crimeia em 2014. As tensões só aumentaram à medida que a Ucrânia depende cada vez mais da inteligência coletada pelo Ocidente para resistir à invasão russa que começou no ano passado.

No mês passado, um avião de guerra russo colidiu com um drone de vigilância dos EUA sobre o Mar Negro, atingindo a hélice do drone e causando sua queda em águas internacionais. A colisão foi o primeiro contato físico conhecido entre os militares russos e americanos desde o início da guerra na Ucrânia.

Os dois oficiais de defesa dos EUA com conhecimento direto do quase abatimento em setembro confirmaram a gravidade do encontro entre o avião britânico – uma aeronave quadrimotora conhecida como RC-135 Rivet Joint – e dois caças russos Su-27. A aeronave britânica costuma ter uma tripulação de cerca de 30 pessoas e é capaz de interceptar o tráfego de rádio.

Os oficiais de defesa, que falaram sob condição de anonimato para discutir assuntos delicados, disseram que o Rivet Joint estava ouvindo comunicações interceptadas entre um controlador de radar russo no solo e um dos pilotos dos russos Su-27 enviados para monitorar a aeronave.

O Rivet Joint estava em espaço aéreo internacional na costa da Crimeia ocupada pela Rússia. Os pilotos da aeronave russa não estavam no alcance visual da patrulha britânica, mas estavam equipados com mísseis capazes de atingi-la, disseram as autoridades.

Um dos oficiais que foi informado sobre o encontro o chamou de “muito, muito assustador”.

Solicitado a comentar a reportagem do The New York Times e o documento vazado, um oficial de defesa britânico disse em um comunicado: “Uma proporção significativa do conteúdo desses relatórios é falsa, manipulada ou ambos. Alertamos fortemente contra qualquer pessoa que considere a veracidade dessas alegações pelo valor de face e também os aconselhamos a questionar a fonte e o propósito de tais vazamentos.”

Em seu briefing de outubro aos legisladores, Wallace disse que levou suas preocupações após o incidente aos militares russos, incluindo o ministro da defesa da Rússia, Sergei K. Shoigu. O Kremlin indicou que houve um “mau funcionamento técnico”, disse Wallace, acrescentando que não considerou o incidente uma escalada deliberada dos russos, de acordo com um relatório da Reuters na época.

O Sr. Wallace disse que, após o incidente, os voos de vigilância foram inicialmente suspensos, mas depois foram reiniciados com escoltas de aviões de caça. Agora, os British Rivet Joints patrulhando o Mar Negro voam com pelo menos um caça Typhoon ao lado.

O episódio de setembro tem ecos misteriosos de uma época durante a Guerra Fria, quando os caças soviéticos lutaram para interceptar o que eles temiam ser uma aeronave hostil que na verdade era o voo 007 da Korean Air Lines, um jato de passageiros Boeing 747. O avião voou acidentalmente para o espaço aéreo soviético e, depois que um piloto soviético deu uma descrição parcial do jato de passageiros a uma estação de radar terrestre, ele recebeu permissão para atirar.

Todas as 269 pessoas a bordo morreram depois que dois mísseis ar-ar atingiram a aeronave.

Com as tensões altas e a falta de comunicação um elemento básico dos ambientes de guerra, os vôos de vigilância da OTAN estão agora voando mais longe da Crimeia do que o exigido pela lei internacional. Em vez de ficar a apenas 12 milhas da costa, que conta como espaço aéreo internacional, as forças armadas dos EUA estão atualmente observando um limite mais amplo de cerca de 46 milhas, que é descrito em um dos documentos vazados como um “impasse direcionado SECDEF”.

Os documentos classificados também apontam para uma série de incidentes ar-ar envolvendo aeronaves russas e aviões e drones da OTAN que ocorreram desde o quase abate de 29 de setembro. De 1º de outubro a 22 de fevereiro, voos britânicos, franceses e americanos reagiram a seis eventos diferentes nos quais aeronaves russas se aproximaram de suas patrulhas, de distâncias de seis milhas náuticas a apenas 100 pés.

FONTE: The New York Times

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp