Incêndio criminoso devasta propriedades rurais na região de Buranhém, Município de Guaratinga/BA

Por: Clic / 101 / ACGC
01/10/2021 - 19:40:44

No Município de Guaratinga, próximo ao distrito de Buranhém, houve um ocorrido de incêndio criminoso no dia 22/09/2021, que se iniciou por volta das 13:00 hs ao longo das margens da BA-283, nas proximidades da Fazenda Cinco Barras.

Transeuntes que passavam pela via teriam observado uma caminhonete ainda não identificada onde seus condutores estariam ateando fogo durante o trajeto desta rodovia.

O fogo teria sido colocado em cinco pontos diferentes, em cinco propriedades: Fazenda Cinco Barras, Fazenda Pirajá, Fazenda Conjunto Funchal, Fazenda Conjunto Joaípe, e Fazenda Conjunto Santa Clara, sendo que alguns focos desse incêndio não prosperaram e outros vieram a causar grandes danos econômicos, ambientais e sociais a pelo menos quatro produtores rurais desse entorno.

Como consequência, houve queima de 50 hectares de pastagens, afetando diretamente a empregabilidade de vários funcionários, em função da necessidade da venda imediata de parte desses rebanhos, bem como elevados prejuízos com arame e estacas queimadas, além do fogo ter se propagado em torno de 1 hectare de APP (Área de Preservação Permanente) no alto de um morro e nas margens de córregos, gerando grandes prejuízos ambientais.

Nas propriedades mais atingidas, a topografia não aceita em sua maior parte mecanização, impossibilitando o trabalho de recuperação das áreas devastadas.

A ACGC-BA (Associação dos Criadores de Gado de Corte e Novilho Precoce do Extremo Sul da Bahia) lamenta profundamente o ocorrido e alerta a população que o uso de queimadas é um ato proibido e criminoso sem devida autorização legal.

 

Caso qualquer cidadão observe uma dessas práticas, informar imediatamente os proprietários no entorno em questão, bem como as autoridades policiais competentes, afim de combater e punir esses crimes, que nesta estação do ano, com clima seco, têm se tornado um desastre para toda a sociedade.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp