Corpo de Bombeiros encerra buscas por vítimas em deslizamento na BR-376, diz Governo do Paraná

Por: G1 / Paraná
02/12/2022 - 22:45:05

Em boletim, Gabinete de Crise informou que todas as áreas com possibilidade de presença de vítimas foram acessadas nesta sexta-feira (2), mas ninguém foi localizado. De 14 pessoas atingidas pelo acidente, duas morreram e 12 se salvaram.

Por: Caio Budel, G1 / PR — Curitiba
https://g1.globo.com

Após quatro dias de trabalho na área onde houve o deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, o Corpo de Bombeiros encerrou a procura por vítimas ou veículos soterrados. A informação foi confirmada pelo Gabinete de Crise do Governo do Estado no fim da tarde desta sexta-feira (2).

De acordo com um boletim do gabinete, equipes de resgate conseguiram acessar todas as áreas do acidente onde existia a possibilidade de vítimas ou veículos serem encontrados. Cães e homens participaram das buscas.

Ainda segundo o governo do estado, uma equipe da corporação continuará no local para trabalhos preventivos, bem como equipes da concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também permanecerá no local.

 

Com a finalização das buscas, o acidente totaliza até esta sexta 14 pessoas atingidas – duas morreram, seis foram resgatadas com vida e outras seis conseguiram se salvar sem precisar de atendimento.

A região onde o acidente aconteceu na última segunda-feira (28) continua bloqueada nos dois sentidos, sem previsão de liberação.

Ligações por pessoas desaparecidas

O gabinete também informou que a Polícia Científica do Paraná concluiu a busca por todas as pessoas que haviam sido dadas como desaparecidas no acidente. No total, foram 22 ligações recebidas nos números de telefone indicados pelo governo.

O comunicado informou, ainda, que 15 pessoas mencionadas nas ligações foram encontradas em situações sem relação com o deslizamento.

Inicialmente, eram estimados mais de 30 desaparecidos na BR-376. No total, seis caminhões e três carros foram removidos do local.

Na quinta-feira (1º), o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar o caso.

Como foram os deslizamentos na BR-376

  • Em 28 de novembro, dois deslizamentos atingiram a BR-376 no mesmo ponto, o quilômetro 669;
  • O primeiro deslizamento foi às 15h30, sem vítimas;
  • Depois do primeiro deslizamento, uma das pistas foi interditada, e o trânsito mantido em pista única;
  • Às 19h30 aconteceu o segundo deslizamento. Carros foram atingidos, e os dois sentidos da rodovia foram interditados;
  • Segundo as autoridades, 10 carros e seis caminhões foram arrastados;
  • Autoridades dizem que 14 pessoas foram atingidas pelo deslizamento;
  • No dia 29 foram encontrados os corpos de duas vítimas. A primeira é o caminhoneiro João Pires, de 60 anos. O segundo corpo é de Marcio Rogerio de Souza, também caminhoneiro;
  • Até quinta-feira (1º) tinham sido retirados mais de 7 mil metros cúbicos de terra;

Responsabilidade

Em ofício enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na terça-feira (29), um dia após o deslizamento, a Arteris diz que "o talude onde ocorreu o sinistro apresentava nível de risco 0 na última monitoração periódica, sem ocorrência de patologias e com sistema de drenagem superficial satisfatória".

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp