Exército vai instalar ponte metálica na BR 101 próximo a Itamaraju

Por: Bahia Extremo Sul
29/12/2022 - 08:09:43

Uma nota enviada a nossa redação por um agente da PRF informa que o Exército Brasileiro vai instalar uma ponte metálica sobre a cratera que se abriu no Km 817 da BR 101 no último dia 23 de dezembro, interrompendo completamente o tráfego de veículos entre as cidade de Itamaraju e Teixeira de Freitas.

A galeria que corta a BR não suportou o grande volume de água abrindo o rodovia ao meio, interditando o local. Na manhã desta terça-feira(27), representantes do Exército Brasileiro estiveram em Itamaraju, analisando e buscando soluções para sanar o problema.

Engenheiros militares do Batalhão de Engenharia de Araguari-MG, usaram Drone para fotografar o local e a partir daí fazer um estudo de como a recuperação será feita. Enquanto isso, uma ponte metálica será instalada no local, informou o DENIT.

Os engenheiros do exército estiveram reunidos com os secretários de Itamaraju, Léo Oss, administração e Antônio Charbel, obras, para traçar estratégias na recuperação do local.

Moradores da região que estava ilhados se juntaram e abriram uma pequena estrada na beira da cratera para ter acesso a cidade de Itamaraju. O local só é possível passar a pé ou de moto, mesmo assim, correndo riscos.

Com o fechamento da BR 101, todo tráfego está sendo feito via BA 489 sentido a cidade do Prado, passando por Alcobaça e Teixeira de Freitas, com isso, as BAs estão com muitas erosões, o que torna um perigo ainda maior a trafegabilidade. A cabeceira da Ponte na chegada do Prado (só passa um veículo por vez) corre o risco de ser interditada a qualquer momento.

Nota do DENIT;

O DNIT informa que no momento não tem disponibilidade de porta-voz para entrevista. Entretanto, ressaltamos que no km 817 da BR-101 Sul entre Itamaraju e Teixeira de Freitas, na Bahia, será necessária a reconstrução do aterro em decorrência dos danos causados pelas chuvas intensas.O DNIT por meio da empresa supervisora contratada está providenciando um projeto de recuperação desse ponto, onde são necessários um estudo da bacia hidrográfica e o redimensionamento de uma nova galeria no local.

De imediato está sendo providenciada junto ao Exército Brasileiro uma ponte metálica com a passagem para um veículo por vez durante um período de 90 dias, que será o prazo necessário para a recuperação total do ponto danificado. O Exército já está providenciando o início dos trabalhos para que nos próximos dias comecem a construção da ponte. Como rota alternativa os usuários podem utilizar a BA-001, entre Padro e Alcobaça; já para quem for trafegar entre Alcobaça e Teixeira, basta seguir pela BA-290; e os motoristas que necessitam trafegar entre Itamaraju e Prado é possível por meio da BA- 489.
 

Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp