Explorando a Natureza e Celebrando a História: Pedal do Monte ao Mar no Parque Nacional de Monte Pascoal

Por: Da redação
21/12/2023 - 08:23:30

Por: Redação NC

Monte Pascoal (16/12) - O Pedal do Monte ao Mar, realizado recentemente no Parque Nacional Histórico de Monte Pascoal, proporcionou aos participantes uma experiência única ao explorar as estradas existentes e o aceiro construído como linha de defesa contra incêndios. O evento não apenas desafiou os ciclistas com uma variedade de terrenos, incluindo terra, areia e lama de chuva abençoada, mas também culminou em uma recepção especial na Reserva Porto do Boi, onde visitantes, ciclistas, equipe organizadora e os anfitriões Pataxó se uniram em um ritual de celebração.

Ao longo do percurso, os ciclistas tiveram a oportunidade de explorar as estradas já existentes, que ofereciam uma visão deslumbrante da rica biodiversidade do Parque Nacional de Monte Pascoal. Além disso, a utilização do aceiro como parte do trajeto não só adicionou um elemento desafiador à jornada, mas também destacou a importância das práticas de prevenção de incêndios na preservação desse ecossistema único.

O clima também desempenhou um papel essencial na experiência, com a chuva abençoando os ciclistas antes da largada e novamente no final do trajeto, transformando o percurso em uma aventura emocionante e imprevisível. A lama resultante da chuva desafiou os participantes, tornando a jornada não apenas física, mas também uma verdadeira experiência de superação.

 

A recepção final na Reserva Porto do Boi foi o ponto alto do evento. Visitantes, ciclistas e a equipe organizadora foram calorosamente recebidos pelos anfitriões Pataxó, que compartilharam sua cultura e tradições. O encontro culminou em um emocionante ritual de celebração, onde todos presentes prestaram homenagem ao Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal em Patxohã, a língua Pataxó.

O momento de celebração incluiu um emocionante "parabéns" ao Parque Nacional, destacando os 62 anos de preservação e a importância desse patrimônio natural e histórico. A união de visitantes, ciclistas e comunidade local ressalta a necessidade de envolvimento coletivo na preservação desses espaços, promovendo a conscientização sobre a importância da conservação ambiental e do respeito às culturas indígenas.

 

O Pedal do Monte ao Mar não foi apenas um evento esportivo; foi uma jornada que conectou pessoas à natureza, desafiou limites e promoveu a valorização do patrimônio histórico e cultural. A experiência única vivida pelos participantes destaca a importância de eventos que combinam aventura, preservação ambiental e celebração da herança cultural, construindo pontes entre as comunidades e a natureza que todos devemos proteger.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp