“Disco voador” na Serra? Nuvem estranha chama a atenção de moradores da cidade

Por: Portal / Novo Tempo
04/01/2024 - 21:17:55

Por Gabriel Almeida

Uma peculiar nuvem em forma de “disco voador” atraiu olhares na Serra, na manhã desta quinta-feira (4). O Incaper explicou que, embora apresentasse um aspecto sombrio e imponente, similar às naves alienígenas dos filmes, trata-se de uma “nuvem prateleira”. O fenômeno pode ser visto nas imagens de internautas.

De acordo com os meteorologistas do Incaper, essa formação é comumente conhecida como “nuvem prateleira” ou “shelf cloud” em inglês, e seu nome técnico é “Cumulonimbus Arcus”. “Arcus” descreve uma camada densa e horizontal na base frontal da nuvem, que se estende formando um arco escuro e imponente.

O Incaper explicou ainda, ao Jornal Tempo Novo, que a borda frontal da nuvem pode parecer mais suave. Essa formação é criada por correntes de ar frio descendentes e intensas que se espalham à frente da nuvem de tempestade.

Essa nuvem é caracterizada por uma camada longa, baixa e densa, posicionada logo abaixo de uma nuvem maior, neste caso, uma Cumulonimbus – Cb, frequentemente associada a tempestades.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp