Certificadora promove reunião pública para recertificação dos plantios da Veracel

Por: NossaCara.com
24/02/2010 - 14:31:02

Por: Bento Quinto

Eunápolis – 24/02/10 – O Bureau Veritas Certification, responsável pelas aferições de pré-requisitos necessários para que os plantios de eucalipto da Veracel Celulose tenha direito a certificações ambientais realizou na noite da última terça-feira, audiência pública com a sociedade eunapolitana afim de apresentar detalhes que legitimam a Fábrica na obtenção de mais uma certificação desta natureza.

Participaram do evento que aconteceu no auditório do IF-Ba (ex-CEFET) o Ministério Público Estadual, jornalistas, radialista, ambientalistas, ONGs, fazendeiros, estudantes, professores, representantes da comunidade indígena Pataxó da Coroa Vermelha, além de representantes do Governo do Município. Na oportunidade o representante da empresa  certificadora se pronunciou e expôs as razões que “dão à Veracel o direito da obtenção de mais essa certificação”, enfatizando o compromisso com o respeito ao meio- ambiente e à preservação dos remanescentes de Mata Atlântica existentes em áreas de cultivo de eucalipto.

Foi franqueada a palavra aos presentes afim de que se pronunciassem. O primeiro a falar foi o promotor público, Dr. João Alves Neto contestando algumas afirmações quanto aos impactos ambientais e lembrando expressivo número de processos que correm na Justiça contra a Veracel, denunciada por crimes ambientais e ameaças à saúde pública de comunidades. Daí não parou mais, seguiam-se falas de representantes do CEPEDES, um fazendeiro fez denúncias e amargurado falou de decepções quanto ao plantio de eucalipto em sua propriedade, estudantes, representantes da Comunidade Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, além de pessoas outras expressaram preocupações e contestações sobre vários itens apresentados pela Bureau Veritas Certification.

Além do que foi dito pelo MPE na pessoa do seu representante, Dr. João Alves Neto, também marcante a fala do ambientalista do CEPEDES, Melquíades Spínola cujos argumentos surpreenderam pelo fato de tornar claro que o que existe são “cartas marcadas” para garantir à Veracel Celulose mais essa certificação sem risco de impedimento.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp