

As forças de segurança da Bahia concedem coletiva de imprensa, às 11h30 desta terça-feira (4), no Centro de Operações e Inteligência de Segurança – COI, para apresentar os resultados da Operação Freedom, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro que atua em território baiano.
A ação, realizada simultaneamente na Bahia e no Ceará, resultou, até o momento, na prisão de 31 pessoas e no cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado.
Participam da coletiva:
Marcelo Werner – Secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA)
André Viana – Delegado-Geral da Polícia Civil da Bahia
Jorge Figueiredo – Delegado de Operações da Polícia Civil
Lígia de Sá – Diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
Tenente-Coronel Assunção – Comando de Operações da Polícia Militar (COPM)
Coronel Elsimar Leão – Comandante da Região BTS
Osvaldo Silva – Diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT)
A Operação Freedom integra esforços conjuntos das polícias Civil e Militar, com o apoio da Superintendência de Inteligência da SSP e do Departamento de Polícia Técnica. A ação busca enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o tráfico de drogas e a prática de homicídios em Salvador e outras cidades baianas.
Quando: Terça-feira, 4 de novembro de 2025, às 11h30
Onde: Centro de Operações e Inteligência de Segurança – COI, 2º andar (https://maps.app.goo.gl/H1gyi8xH9njEfWtC7)