Jorge Maécio pede jornada de 30 horas para enfermeiros e correção de salários de técnicos de radiologia, condutores e ‘tarm’ do SAMU

Por: Ascom / Vereador
18/03/2022 - 20:01:14

Por Ascom: do Gabinete do Vereador – Fotos: Divulgação

O presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Jorge Maécio (PP), usou a tribuna da casa para reiterar o pleito dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, concursados pelo município de Eunápolis, que pedem a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas e a isonomia salarial. Segundo apontou, alguns concursados cumprem jornada de 30 horas semanais e outros 40 horas [de acordo com as regras do concurso no qual foram aprovados] e, no entanto, recebem o mesmo salário.

Neste sentido, lembrou que dois projetos tramitam no Congresso Nacional: o que regulamenta a jornada de trabalho de 30 horas e o que cria o piso salarial para todo o País.

O parlamentar, que se ausentou da presidência para usar a Tribuna da Casa, reapresentou ofícios ao Poder Executivo, no sentido de que o pleito seja atendido. “É injusto porque o contracheque, no final do mês é o mesmo. Peço ao Secretário de Saúde que regulamente, urgentemente, a jornada dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares”. Frisou.

Da mesma forma, assinalou que os Técnicos em Radiologia se encontram com seus salários defasados a mais de 20 anos. Enquanto o piso nacional da categoria é de R$ 2.700,00 os profissionais lotados na Prefeitura de Eunápolis (são 13 técnicos) estão recebendo salário de apenas R$ 1.230,00. “Embora recebendo periculosidade e insalubridade o piso continua muito baixo”. Acrescentou o parlamentar.

Por fim, mas destacando a relevância, o presidente também encaminhou novo ofício ao Executivo, solicitando a revisão dos salários dos condutores do SAMU e os Telefonista Auxiliares de Regulação Médica, conhecidos por TARM. Jorge explicou que os condutores são também socorristas e auxiliares, e que os TARMs coletam as informações básicas do solicitante e do paciente e perguntam qual é a urgência. 

A prioridade, neste primeiro momento, é entender a localização exata e a gravidade do chamado. Uma das primeiras perguntas que o telefonista faz é qual é o município, pois o SAMU de quase todos os estados brasileiros tem uma regulação estadual e atendem chamadas de vários pontos do Estado. “No entanto, os salários de Porto Seguro são bem maiores que os de Eunápolis”. Comparou 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp