Sessão Solene dá posse à nova Mesa Diretora da Câmara de Eunápolis para o biênio 2023/2024

Por: Ascom / CME
01/01/2023 - 23:23:14

Por Ascom/CME

Em Sessão Solene da Câmara Municipal de Eunápolis, com a presença de alguns ex-vereadores, familiares e imprensa, foi feita a posse da nova Mesa Diretora, na manhã deste domingo, dia 1 de janeiro. Após a leitura do termo de posse, pela assessora legislativa ad-doc, Edilene Santos, os novos membros assinaram o livro de ata, oficializando o ato. O vereador Jorge Maécio (Progressistas) foi reconduzido ao cargo de Presidente da Casa e conduziu a cerimônia.

Além dele, a Nova Mesa Diretora tem a seguinte composição: Primeira Vice-Presidente – Arilma Rodrigues, Segundo Vice-Presidente – Marcos Costa, Primeira Secretária – Carmem Lúcia, Segundo Secretário – Pedro Queiroz.

O presidente, que hoje completa 10 anos de atividade parlamentar, desde a sua primeira eleição de vereador, inaugura um momento ímpar na história do Legislativo local, sendo o primeiro a assumir três mandatos de presidente, consecutivamente.

Durante a solenidade ele ressaltou que esta posse tem um simbolismo especial, pois assume a presidência desta Casa de forma consecutiva pela terceira vez. “Um cargo conquistado com muita habilidade e parceira. Assumo acompanhando os valorosos vereadores que estão compondo a nova Mesa e agradeço aos membros que ora deixam suas funções, bem como a todos os servidores da Casa. Ninguém chega a lugar nenhum só”, agradeceu.

Jorge disse que se coloca à disposição “para ajudar nesses dois anos, que estará à frente da Câmara, a realizar projetos”, e destacou que quer trabalhar junto com os vereadores e com o Executivo Municipal para o bem dos munícipes. “Esta Câmara jamais se colocou contra o povo de Eunápolis”. Completou.

 

O ex-vereador Jota Batista também falou, e destacou a composição da Mesa Diretora com a presença de duas parlamentares. Em seguida falaram Pedro Queiroz, Carmem Lúcia, Marcos Costa, Jairo Brasil e Arilma Rodrigues que em seu discurso agradeceu a Deus pela vida de todos e rendeu homenagem a todas as milhares de vítimas da pandemia da Covid-19, solidarizando-se com seus familiares.

MEMBROS DA MESA

presidente representa o Legislativo perante as autoridades públicas e a sociedade civil, dirige os trabalhos institucionais e mantém sua ordem. No plano administrativo, cabe a ele autorizar a realização de despesas, prestar contas de gastos, assinar correspondência oficial e convocar reuniões.

O 1 e o 2º vice-presidentes são encarregados de substituir o presidente em casa de ausência e exercer outras funções por solicitação deste. A primeira-secretária, no caso, controla, os documentos do serviço da Câmara, como as atas de reuniões e livros de posse, os registros de presença dos vereadores em reuniões para fins de remuneração, apurando o comparecimento e recebendo as justificativas em casos de faltas. No plenário, faz a leitura das proposições da Ordem do Dia e anuncia as que entrarão em pauta. O segundo secretário substitui em caso de ausência e também pode exercer funções delegadas.

A Mesa Diretora tem mandato de dois anos. A ela compete privativamente a aprovação da proposta do orçamento anual da Casa e a emissão de parecer sobre os projetos que proponham alteração do Regimento Interno ou que fixem a remuneração dos agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e vereadores). Também é de competência a criação, mudança ou extinção de cargos do quadro funcional da Câmara e a concessão de autorização para o prefeito se ausentar do Município.

Os discursos nas íntegras, bem como a Sessão Solene de Posse da Nova Mesa Diretora Biênio 2023/2024 da Câmara Municipal de Eunápolis, pode ser acompanhada em vídeo na página do facebook da Câmara Municipal de Eunápolis no link:https://www.facebook.com/legislativoeunapolis

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp