Representantes da FETAG e do STTR, estiveram visitando assentamentos de agricultura natural

Por: Paulo Barbosa / Rota51.com
25/07/2021 - 17:48:03

Por: Paulo Barbosa / Rota 51.com

A visita começou pelo lote 57, onde há muitos anos, residem o sr Eugênio e sua esposa dona Josefa, que receberam a equipe com um lauto café da manhã, com bolo, biscoitos e “chips” feitos de banana e mandioca, milho, tudo natural, e sobretudo, tudo produtos plantados e colhidos, sem a adição de agrotóxicos, onde o manejo é feito naturalmente, de forma sustentável. O acompanhamento foi feito por Graça, Natanael, Wellington, representantes do STTR, Tico da FETAG, Ronilson da Agrovila e Armando Barbosa, Engº Agrônomo, e de dra. Ivonete Nascimento Viana engenheira ambiental e graduada em engaria ambiental e, é claro, a reportagem do rota51.com e depois uniu-se à equipe o representante do nossacara.com, Urbino Brito.

 

Depois de todos percorrerem várias glebas de terra, onde se produz de tudo um pouco desde café, mandioca, hortaliças e alguns tipo de frutas, a equipe, viu de perto, que antes quando se dizia que o capim era o maior inimigo do homem do campo, hoje é uma erva consorciada, ajudando o homem do campo e produzir muito mais, e sem os agrotóxicos perniciosos, que ao mesmo tempo que ajudam, também causam as mais variadas doenças ao homem do campo que muitas vezes, acaba morrendo e quando vai descobri o motivo da doença, já é tarde demais.

As terras percorridas, como mostram as fotos, hoje produzem a quantidade suficiente, para abastecer mercados da região. A visita se estendeu até a agrovila, onde segundo Ronilson, funciona uma associação de mulheres, que fabricam de tudo, desde geléias até polpas de frutas, com uma cozinha industrial e que cuja a produção também chega aos mercados da cidade.

 

Em seguida, todos foram para um salão de palestras da região do Baixa Verde, onde os presentes ouviram os palestrantes sobre diversos assuntos, a dra. Ivonete, falou sobre a polinização, de como é feito, como se deve fazer para que a produção seja de alto nível e, com uma produção adequada às necessidades do momento, em que a cidade precisa de alimentação, e o quando mais natural possível, embora muita gente, fale sobre o assunto, é preciso que isto seja mostrado, de forma vigorosa, para que o consumidor, saiba o que está consumindo junto com sua família.

À tarde, na palestra proferida pelo engº Armando Barbosa, demonstrou “in loco”, as vantagens em não usar os agrotóxicos e de como o agricultor, pode produzir bem, e em grandes quantidades, utilizando apenas os adubos naturais feitos em casa e também, os fertilizantes, que podem ser feitos em casa, somente com o uso de restos daquilo que ele mesmo produz.

Foram palestras interessantes, onde o homem do campo, poderá economizar muito, produzir muito, sem colocar em risco a sua saúde e a saúde dos que consomem os seus produtos, o que é necessário é que haja uma maior divulgação, do que está sendo feito em favor da agricultura familiar, porque quando dizem que há incentivos ao homem do campo, na realidade, tem sempre alguém, ou alguma instituição, querendo levar a maior vantagem sem produzir nada, é claro que é necessário uma parceria, mas que os governos só veem as grandes produções que são exportadas, o que fica no país é apenas a sobre do que vai embora, e na realidade quem alimenta a cidade, é a agricultura familiar, que além de produzir, entrega na cidade, tudo fresquinho e com altíssima qualidade.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp