Roteiro Chapada Diamantina: o que fazer em 10 dias de viagem

Por: Mala de Aventuras
05/01/2023 - 10:35:46

Suas paisagens de perder o fôlego, suas cachoeiras imponentes e seu povo hospitaleiro são o combo perfeito para tornar este um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. E se você está planejando sua viagem para este lugarzinho especial, vem comigo montar seu roteiro pela Chapada Diamantina.

Recentemente visitei este destino baiano pela segunda vez e ele se mostrou tão apaixonante quanto minha primeira viagem à região. E olha, eu voltaria  outras tantas vezes, porque sei que ainda tem muitos cantinhos para eu explorar por lá. Afinal de contas, a Chapada Diamantina é GI-GAN-TE!

Para você ter uma ideia de proporção, somente o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem o tamanho da cidade de São Paulo (1.500km²)! Enquanto a região geográfica que leva o mesmo nome ocupa uma área de mais de 40.000 km² e engloba 24 municípios!

Foram 10 dias com direito a mais de 1.000km de estrada de terra que levaram à cachoeiras, grutas, poços e cidades históricas super charmosas. E se você quer saber o que fazer, onde se hospedar e qual é a melhor maneira de se locomover por lá, continue sua leitura para encontrar dicas preciosas para a sua viagem.

Dicas para você montar seu roteiro pela Chapada Diamantina

Antes de mais nada, compartilho aqui algumas dicas que eu gostaria de ter lido antes de planejar meu roteiro pela Chapada Diamantina:

Como chegar na Chapada Diamantina

Há diversas opções para se chegar na Chapada Diamantina. Uma delas é colocar o pé na estrada e percorrer os mais de 1.400km (partindo do Rio) para chegar lá. Se essa for sua escolha, o ideal é ir revezando no volante para ninguém ficar sobrecarregado. Tenha em mente que serão de 2 a 3 dias na estrada e longas horas dirigindo por dia.

Outra opção, que é a melhor delas, na minha opinião, é viajar a cidade de Lençóis e alugar um carro por lá. Assim você faz uma viagem bem mais confortável e com mais mobilidade na hora dos passeios.

Contudo, o aeroporto de Lençóis é pequeno e não há muitas opções de voos semanais. Caso os voos estejam muito caros, você pode procurar pelos aeroportos de Vitória da Conquista ou Salvador.

Dica: use a ferramenta Meus Mapas, do Google Maps, para inserir todos os seus pontos de interesse e depois analisar qual roteiro faz mais sentido pra você.

Ex: se você pretende explorar apenas a região de Lençóis, talvez não faça sentido chegar por Vitória da Conquista, que está mais próxima do sul da Chapada Diamantina. O mesmo vale para o contrário. Se você quer conhecer Rio de Contas, não vale a pena voar para Salvador e seguir de carro de lá.

Caso tenha interesse em conferir o meu mapa, é só clicar aqui.

Se você preferir mais conforto, é possível fechar todos os passeios com uma agência local e voar diretamente para a cidade de Lençóis. É provável que você gaste um pouco mais nessa opção, mas o conforto que você terá valerá a pena.

Como se locomover pela Chapada Diamantina

Como mencionei anteriormente, a Chapada Diamantina tem proporções que você mal consegue imaginar antes de estar no local. Como consequência, a grande maioria dos atrativos estará a uma distância considerável de qualquer cidade que você escolher se hospedar.

Portanto, esteja preparado para encarar algumas horinhas de estrada diariamente, mas nada que uma boa playlist com as companhias certas não resolva.

Onde se hospedar na Chapada Diamantina

Na primeira vez que estive na Chapada Diamantina, escolhi o Vale do Capão como base e lá fiquei durante as duas semanas da minha viagem. Como consequência, não consegui explorar diversos locais que estavam na minha lista, como a Cachoeira do Buracão, o Poço Encantado, Rio de Contas…

Desta vez, montei um roteiro que teve 5 cidades como base: Rio de Contas, Mucugê, Andaraí, Lençóis e o Vale do Capão. Eu AMEI a forma como esse roteiro funcionou. Consegui visitar todos os lugares da minha lista, minimizei o tempo de estrada (na medida do possível) e pude conhecer cada uma das principais vilas da Chapada Diamantina.

Aqui vai a listinha dos hotéis que eu escolhi para essa viagem:

E se você quiser saber mais sobre o assunto, confira este post completo onde explico tudo sobre cada uma das vilas da região: Onde ficar na Chapada Diamantina.

Guia na Chapada Diamantina

Preciso de guia na Chapada Diamantina? Essa foi uma das perguntas que passou pela minha cabeça enquanto eu planejava essa viagem. E a resposta é: depende! Nem todos os passeios precisam do acompanhamento de um condutor.

A Cachoeira do Mosquito, a Fazenda da Pratinha, o Poço do Diabo, o Poço Encantado e a Gruta Lapa Doce são apenas alguns exemplos de atrativos que você pode chegar sozinho, pagar a taxa de entrada e fazer o passeio sem depender de um guia.

Contudo, há trilhas e cachoeiras que eu recomendo que você faça com um condutor, entre elas a Cachoeira das Três Barras, a Cachoeira da Fumacinha, a Cachoeira do Buracão e o Vale do Pati.

Dica: eu contei com o auxílio do Daniel, da Chapada SUP Trip para desenvolver o itinerário dessa viagem e ele foi essencial para que roteiro ficasse bem completo, mesclando atrativos imperdíveis com outros totalmente fora da rota tradicional. Foi ele que me apresentou a Cachoeira das Três Barras e o SUP no Rio Paraguaçu, que foram dois passeios super diferentes e que eu AMEI.

Ou seja, se você quer garantir um roteiro com o melhor da Chapada Diamantina, super recomendo entrar em contato com ele para saber mais infos sobre o serviço de roteiro personalizado que ele oferece.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp